Para que seja possível entender a diferença entre Marketing e Branding nos da Agência Your Time, vamos apresentar o conceito de cada um deles.
Resumidamente o Marketing tem como objetivo maior promover os seus produtos ou serviços, com foco em vendas, já o branding tem como premissa gerar valor e credibilidade a sua marca.
Com uma certa competitividade no mercado, é importante que sua marca gere valor para o seu cliente, criando um relacionamento buscando fidelizar. Pois, se o consumidor não tiver nenhum tipo de relacionamento com a marca, a chance de substituir seu produto ou serviço é muito mais simples.
Vamos detalhar cada um separadamente para você entender bem a diferença:
O que é Branding?
O Branding se consiste em criar conexões positivas com seu consumidor, seja ela consciente e inconsciente.
E para entender essa definição tem alguns pontos muito importante para desenvolver o branding ideal para o seu negócio.
- Definição da Marca: Objetivo, Valores, Promessa.
- Identidade da Marca: Nome, Design, Cores, Logotipo, Tipografia entre outros.
- Posicionamento: Proposta de valor
Com isso você consegue desenvolver o reconhecimento, reputação e lealdade do seu cliente. As pessoas gostam de negociar com marcas com que se identificam, em que acreditam e confiam. É importante utilizar o Marketing para atingir o seu público ideal.
É indispensável criar uma estratégia de Marketing sem utilizar o Branding bem elaborado.
O que é Marketing?
Marketing envolve diversos processos e ações, porem o seu grande objetivo é gerar lucro, suprindo a necessidade do consumidor. Buscando converte em desejo do cliente com sua marca.
No entanto, o lucro não vem em primeiro lugar e sim em resolver o problema existente pelo seu cliente. Utilizando a estratégia de comunicação levando em consideração a solução que o seu produto ou serviço venha resolver.
No Marketing temos quatro elementos muito importante, conhecido como os 4 P’s do marketing, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção:
Produto:
O produto se trata do que você está oferecendo no mercado. A grande proposta deste tópico é passar as principais características e funcionalidades, além de quais são suas vantagens em relação a outro produto semelhante.
Preço:
Determinar o preço do seu produto é muito importante, analisando quanto o seu público pode e está disposto a pagar por ele. Claro que o preço do seu produto influenciar a imagem da sua empresa.
Além de pensar no preço do produto do seu concorrente.
Praça:
Na praça é importante ter uma visão do cliente. Buscar entender aonde o seu cliente vai te encontrar. Qual canal com mais visibilidade e fácil acesso para o meu público.
Aqui você define aonde o seu consumidor vai acessar o seu produto ou serviço.
Promoção:
Apesar do nome promoção, esse tópico se trata de promover a solução da sua empresa. Como podemos impactar o seu público, apresentando a solução que esses consumidores venham precisar.
Pense também em quais canais seria viável para promover sua marca. Como; Redes Sociais, Rádio, Tv, Veículos Impressos.
E como, quando e melhor ação o seu concorrente está executando.
Provavelmente após esse conteúdo você conseguiu entender a diferença do Marketing & Branding.
O Branding é como você atribui o valor, a sua marca, criando experiência, relacionamento para o seu público. Aqui você define da forma que o mercado vai enxergar sua marca.
Já o Marketing utiliza toda imagem da sua empresa, para comunicar o mercado sobre a necessidade e solução do seu produto ou serviço, comercializando e gerando lucro.
Esse processo é moroso, pois envolve muita pesquisa e imersão no mundo do consumidor e da empresa. A estratégia deve ser aplicada constantemente com base nos conceitos definidos. É importante investir, pois, o mercado muda constantemente e a cada momento o consumidor se torna exigente.
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